quarta-feira, 21 de outubro de 2020

A carta aberta de Andressa Munizo

De volta com a carta aberta! Dessa vez a convidada é integrante da banda Binarious, que vem chamando atenção pela sua autenticidade musical e sua extrema força de opinar nas demais formas de arte! Então senta ai, entre nesse texto e entenda que a voz tem de ser escutada também, vem com a gente!

História pessoal e na música


"Então, vamos começar do começo, nasci em Montes Claros (MG), atualmente tenho 21 anos. Venho de uma família musical e logo aos 5 anos aprendi a tocar violão e teclado de ouvido, com o meu pai, aos 10 comecei as primeiras composições e a editar vídeos e aos 15 comecei a produzir. Música e audiovisual sempre fizeram parte da minha veia cultural e é sempre um imenso prazer poder dividir experiências e trabalhar com outros artistas. Me mudei para Brasília (DF) em 2018, onde comecei a estudar ''Cinema e Mídias Digitais'' e desenvolver o projeto autoral Binarious. Isso sempre foi o meu sonho e é incrível poder realiza-lo a cada dia ao lado das minhas companheiras, Lídia e Clara. Em minha cidade natal pude contribuir com a cena local, toquei e produzi alguns artistas e lancei a minha primeira música autoral '' Tesouro '', através do movimento cultural ''Psiu Poético''.  Em 2017, lancei e produzir a música'' O Sol Nascer em Festa '', com o mineiro Raphael Piêit. Juntos, abrimos o show do Emicida no festival '' Mineiro Beat'' em Patos de Minas e também tocamos na ''Parada LGBT+ de Montes Claros''. Quando escolhi me mudar para Brasília em 2018, segui a minha intuição com o projeto Binarious onde componho, faço produção musical e desenvolvo os projetos audiovisuais, além disso, pude trabalhar com vários artistas brasilienses de diversos estilos. Eu amo o som que é feito em Brasília, é uma cidade muito rica musicalmente e artisticamente, cada vez mais me surpreendo com o talento das pessoas que compartilham da veia cultural brasiliense comigo, é inspirador poder fazer parte disso."

Pandemia e Lições


"Durante a pandemia os dias se parecem e o tempo parece não ter mais medida pois não importa que horas são o sentimento tende a ser o mesmo de qualquer outra hora, uma angústia mascarada no presente de um dia após o outro dentro de casa, uma consequência de ter que absorver a energia de todos os acontecimentos ao redor. Tenho assistido muitos documentários, aprendido a pintar, ouvido muita música, produzido e composto bastante sem me preocupar se essas músicas vão ter uma finalidade específica, talvez sim, talvez não, só estou focada em registrar esses sentimentos no momento, se isso será lançado de alguma forma, só saberemos depois. Tenho passado mais tempo com o meu cachorro e com a minha familia e essa parte tem sido muito boa, afinal é nas pequenas coisas que encontramos a nossa felicidade e leveza."

O mundo a sua volta e o que está acontecendo

"O mundo todo está passando por uma série de transformações na era mais tecnológica até agora e toda ação gera uma reação, uma mudança pequena é o que move uma mudança maior, precisamos ser fortes e confiar na nossa intuição que aclama por todas essas mudanças, esse é o mundo onde vivemos e onde as próximas gerações irão viver então precisamos mudar a rota pois seguindo nessa direção, vamos dar de cara com nosso precipício. É triste e lamentável ver o Brasil com um presidente como Bolsonaro, usando a mentira, a loucura e a aleatoriedade dos fatos como forma de manipulação e auto defesa de seu governo e isso tem funcionado muito bem, basta olhar ao seu redor. Temos um país dividido preparado para retroceder, um país conservador que insiste em conservar o racismo, o machismo, a pobreza, a homofobia e o desrespeito pela natureza. Faço parte das pessoas que estão em busca de uma sociedade mais justa e transparente, usando a cultura e a arte como minhas armas nessa guerra."

Deixe sua fala se existe diferença entre Andressa cotidiano e Andressa artista

"Essa separação existe mas ao mesmo tempo não, eu sinto a Andressa personagem artística vivendo dentro de mim e convivendo comigo no meu dia a dia, mas em poucos momentos ela realmente se torna presente. Eu digo que só quem já me viu no palco me conhece de verdade hahaha. A Andressa artista tem muito o que dizer ao mundo com suas músicas e muita determinação para correr atrás do seus sonhos, já a Andressa do dia dia, tem muito o que aprender com sua coragem.


Pra finalizar,gostaria de agradecer imensamente ao Matheus Hodniuk pelo convite e parabenizá-lo por essa matéria tão especial e necessária em tempos necessários. Para todos os que acreditam em dias melhores assim como eu, lute pelos seus sonhos e por uma sociedade mais inclusiva e melhor para todos, um grande abraço aos leitores."



Links da artista



FOTOSO POR: Pedro Ribas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário